Economia

Reino Unido terá 1º economia da UE até 2030, diz estudo

No entanto, o país será superado em breve por nações em desenvolvimento


	Bandeira do Reino Unido: entre os fatores que vão favorecer o Produto Interno Bruto britânico está o impulso demográfico ligado à imigração
 (Getty Images)

Bandeira do Reino Unido: entre os fatores que vão favorecer o Produto Interno Bruto britânico está o impulso demográfico ligado à imigração (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 12h15.

Londres - Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios da Inglaterra (Cebr, na sigla em inglês) concluiu que a Grã Bretanha vai superar a França e a Alemanha e será a primeira economia da União Europeia até 2030.

Entre os fatores que vão favorecer o Produto Interno Bruto (PIB) britânico está o impulso demográfico ligado à imigração, enquanto sobre Berlim vão pesar os pacotes de resgate para a zona do euro e o seu baixo crescimento populacional.

"A Alemanha perderá sua posição como a maior economia europeia e a Grã Bretanha vai superá-la em 2030, principalmente devido ao seu rápido crescimento populacional e a uma melhor dependência dos outros países do continente. Se o euro caísse, os prognósticos para a Alemanha seriam muito melhores. Uma Alemanha baseada no marco alemão certamente não seria superada pela Grã Bretanha em muitos anos, ou talvez nunca", diz o relatório.

No entanto, os britânicos deverão ser ultrapassados em breve pelas nações em desenvolvimento, como Brasil e Índia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoUnião EuropeiaPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1