Exame Logo

Receita vê cenário melhor para a arrecadação

Citando dados de setembro, secretário da Receita enfatizou a alta da venda de bens e serviços e da massa salarial e a menor queda da produção industrial

Barreto, secretário da Receita, afirmou que, para recuperar a atividade econômica, foi necessário estimular o consumo (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 11h29.

Brasília - O secretário da Receita Federal , Carlos Alberto Barreto, disse na manhã desta sexta-feira que os indicadores de atividade mais recentes já mostram um cenário melhor da economia, o que deve impactar a arrecadação, apesar das desonerações feitas pelo governo. Citando dados de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, ele enfatizou a alta da venda de bens e serviços (15,70%) e da massa salarial (13,66%) e a menor queda da produção industrial (-1,95%). "Vemos uma menor queda em uns indicadores e aumento em outros", considerou.

Barreto afirmou que, para recuperar a atividade econômica, foi necessário estimular o consumo. "A desoneração ajudou na manutenção da atividade econômica e as perdas específicas de arrecadação foram compensadas pela alta de outras receitas", defendeu.

Veja também

De acordo com o secretário, um exemplo claro é o do setor automotivo, que recebeu incentivos até o fim deste ano e possui peso relevante no Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo ele, a atividade industrial tem respondido melhor provavelmente em função da desonerações que o governo concedeu. "As desonerações, como a do IPI, e o estímulo à competitividade fizeram com que o consumo fosse maior ou mantivesse o mesmo nível, sustentando a atividade econômica", argumentou.

Isso, conforme o secretário, fez com que a arrecadação não fosse menor no período. "A desoneração ajudou na manutenção da atividade econômica, como o aumento do PIS e da Cofins. Há perdas específicas em tributos, mas se mantém a arrecadação de outras."

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraGoverno DilmaImpostosLeãoreceita-federal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame