Economia

Rajoy diz que México é parceiro "confiável e estratégico"

Em entrevista concedida após visita ao Palácio Nacional do México, Rajoy encorajou as empresas a aproveitarem as oportunidades de ambos países

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 18h45.

México - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que se reuniu nesta quarta-feira com o presidente do México, Felipe Calderón, disse que espera um aumento das relações comerciais e econômicas entre as duas nações e afirmou que o país latino-americano é um parceiro "confiável e estratégico".

Em entrevista concedida após visita ao Palácio Nacional do México, Rajoy encorajou as empresas a aproveitarem as oportunidades de ambos países apesar das difíceis circunstâncias econômicas.

O primeiro-ministro espanhol deu como exemplo dessa colaboração as negociações entre a companhia petrolífera mexicana Pemex com estaleiros da Galícia.

Além disso, Rajoy agradeceu a ajuda do México no combate ao terrorismo na Espanha e elogiou a luta para combater a violência causada pelo narcotráfico e o crime organizado no país latino-americano.

"Esta batalha terá sempre o apoio da Espanha", afirmou. Além disso, o líder lembrou que os dois países sempre colaboraram em matéria de segurança.

No contexto internacional, Rajoy agradeceu o apoio mexicano à Cúpula Ibero-Americana que será realizada este ano em Cádiz, na Espanha.

O primeiro-ministro também se comprometeu a participar da cúpula do G20, presidida neste ano pelo México e que será realizada em junho em Los Cabos.

O presidente do governo espanhol aproveitou a ocasião para agradecer também a generosidade e hospitalidade dos mexicanos.

"Podem contar com a Espanha para seguir trabalhando e aprofundar ainda mais relações sinceras que provoquem o benefício de nossas sociedades", disse Rajoy. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEspanhaEuropaInvestimentos de empresasMéxicoPiigs

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto