Economia

Protestos e greve ocorrem na Grécia contra novos cortes

Cerca de 10.000 pessoas se manifestaram em Atenas e 3.500 em Tessalônica, segundo a polícia

Pessoas participam de protesto do Dia do Trabalho em Atenas, a Grécia: governo espera chegar a um acordo global no dia 22 de maio (Alkis Konstantinidis/Reuters)

Pessoas participam de protesto do Dia do Trabalho em Atenas, a Grécia: governo espera chegar a um acordo global no dia 22 de maio (Alkis Konstantinidis/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de maio de 2017 às 14h05.

Os sindicatos na Grécia marcaram este feriado de 1º de maio com desfiles e uma greve nacional de 24 horas contra as novas medidas de austeridade, impostas em troca seguir recebendo empréstimos internacionais.

Cerca de 10.000 pessoas se manifestaram em Atenas e 3.500 em Tessalônica, segundo a polícia.

Com a greve, que coincide com um feriado no país, a maioria das lojas estava fechada, assim como os serviços públicos, enquanto o tráfego de barcos e trens foi interrompido.

"Devemos recuperar tudo o que nos roubaram durante a crise", declarou o chefe do Partido Comunista, Dimitis Kutsumbas. "Temos que cancelar todas as leis contra os trabalhadores (...) e eliminar unilateralmente a dívida" pública do país, acrescentou.

Os sindicatos convocaram uma greve geral para 17 de maio para protestar contra as novas medidas de austeridade.

"O governo e os credores asfixiaram o povo e os trabalhadores por sete anos", escreveu, por sua vez, o poderoso sindicato de funcionários públicos Adedy.

Sob a pressão de seus credores (União Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional), o governo concordou em abril em economizar 3,6 bilhões de euros, diminuindo as aposentadorias em 2019 e aumentando os impostos em 2020.

Essas medidas devem ser adotadas em meados de maio pelo Parlamento. O governo espera chegar a um acordo global no dia 22 de maio durante uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

Acompanhe tudo sobre:Dia do TrabalhoGréciaProtestos no mundo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor