Exame Logo

Produção brasileira de cerveja sobe 14,8% em maio

Produção da bebida tem alta de 12,3% no acumulado do ano, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas

Cervejas: no mês, foram produzidos 1,1 bilhão de litros da bebida, avanço de 4,3% sobre abril (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 12h58.

São Paulo - A produção brasileira de cervejas cresceu 14,8 por cento em maio ante igual mês do ano passado, acumulando alta de 12,3 por cento no acumulado do ano, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) divulgados pela Receita Federal .

No mês, foram produzidos 1,1 bilhão de litros da bebida, avanço de 4,3 por cento sobre abril. O aumento se deu em um período marcado por discussões fiscais sobre a categoria de bebidas frias, que engloba cervejas, refrigerantes, isotônicos e refrescos.

Após ter anunciado em abril alta de IPI e do PIS/Cofins sobre o setor, mudança que entraria em vigor em 1o de junho, o governo voltou atrás e suspendeu o aumento por três meses para evitar aumento de preços durante a Copa do Mundo e mais pressão sobre a inflação.

Refrigerantes

A produção de refrigerantes também cresceu em maio, embora em ritmo mais modesto. O avanço foi de 3 por cento sobre o mesmo mês de 2013, e de 5,6 por cento na comparação com abril, a 1,25 bilhão de litros.

Nos cinco primeiros meses do ano, a produção da refrigerantes teve alta de 1,6 por cento. Às 12h48, a ação da Ambev, maior empresa de bebidas do país, subia 1,89 por cento, enquanto o Ibovespa ganhava 0,66 por cento.

São Paulo – Quem ama viajar e beber cerveja pode unir esses dois grandes prazeres e conhecer novos lugares e sabores da bebida . O livro “Brasil Beer” (editora Gutenberg), de Henrique Oliveira e Hélcio Drumond, é um guia que, além de explicar as diferentes espécies de cerveja e as especificidades dos vários rótulos produzidos no Brasil, traça roteiros em todas as regiões do país para quem é fissurado no produto. A seguir, você confere a lista das cidades que compõem um dos vários trajetos sugeridos por eles dentro do estado de São Paulo.
  • 2. Campinas

    2 /9(Divulgação/Imovelweb)

  • Veja também

    Em meio às grandes descobertas tecnológicas que são feitas na cidade de Campinas, a 96 quilômetros da capital, uma nanocervejaria é um bom começo para o roteiro. A ArteBrew, criada em 2002, não tem pontos de venda físicos, aceita encomendas e produz artesanalmente cerveja do tipo Pale Ale, de cor âmbar, aroma frutado e sabor de malte suavemente amargo. Ela também dá cursos de fabricação da bebida e vende materiais para a produção.
  • 3. Vinhedo

    3 /9(Divulgação/Prefeitura)

  • Seguindo de Campinas para Vinhedo, a 18 quilômetros de distância, o turista cervejeiro poderá conhecer a Germânia, cervejaria erguida em 1991 que, entre outros rótulos, produz uma bebida que mistura vinho tinto a cerveja. Outros tipos elaborados pela fábrica são a pilsen, pilsen claro, malzbier e lager escura.
  • 4. Itatiba

    4 /9(.)

    A 89 quilômetros de São Paulo e 17 km de Vinhedo, a cidade de Itatiba tem a moderna fábrica Freising Bier, que serve chopps tirados diretamente dos tanques de fermentação e maturação. No bar, há cinco tipos de rótulos que podem ser escolhidos: pilsen, dunkel, weiss, stout e pale ale.
  • 5. Capivari

    5 /9(Divulgação)

    Seguindo um pouco mais estrada afora, a cidade de Capivari é outra que não pode ser deixada de lado quando se fala de cerveja. Localizado a 136 quilômetros de São Paulo, o município, abriga a fábrica Worldbev, dona da marca Lecker. As cervejas produzidas pela marca são dos tipos pilsen, chopp malzbier, munique e chopp com mistura de vinho tinto.
  • 6. Indaiatuba

    6 /9(Fabio Mincarelli Monfrin/Wikimedia Commons)

    A cervejaria Karavelle é a grande atração da cidade de Indaiatuba, a 103 quilômetros de São Paulo. A fábrica foi inaugurada em 2011 e já em 2012 ficou em terceiro lugar na disputa do Great South Beer Cup, na categoria Weiss. Em seu portfólio, há rótulos do tipo pilsen, weiss, red ale e dunkel.
  • 7. Piracicaba

    7 /9(Wikimedia Commons)

    Só na cidade de Piracicaba, a 164 quilômetros da capital, há três fábricas de cervejas que valem a pena ser visitadas. A Cevada Pura, que pode ser visitada com agendamento antecipado e possui um bar chamado Cevada Chope Bar, a Dama Bier, onde há também um gastropub para ver e degustar a produção, e a Cervejaria Leuven, inspirada na escola belga de cervejas.
  • 8. Ipeúna

    8 /9(Divulgação)

    Um pouco mais longe de São Paulo (208 quilômetros de distância), a cidade de Ipeúna é a casa da cervejaria Baumgartner, que fabrica a Glarus e recebe visitas agendadas com antecedência. Além de ver a fábrica, é possível apreciar o sabor das bebidas feitas por lá no bar Casal Vinte, na praça central do município. A 20 quilômetros dali, o município de Rio Claro tem também a fábrica da cerveja Prada, cujo mestre cervejeiro mostra os processos de produção nas modernas instalações.
  • 9. Veja, agora, as armas de guerra de Paul Allen, da Microsoft

    9 /9(Stephen Brashear/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasCervejaseconomia-brasileira

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Economia

    Mais na Exame