Economia

Produção de bens de capital sobe 3% em março

Rio de Janeiro - A produção de bens de capital, que sinaliza o desempenho dos investimentos, aumentou 3,0% em março ante fevereiro, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março do ano passado, a produção dessa categoria aumentou 38,4%. No primeiro trimestre do ano, a indústria de bens […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Rio de Janeiro - A produção de bens de capital, que sinaliza o desempenho dos investimentos, aumentou 3,0% em março ante fevereiro, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março do ano passado, a produção dessa categoria aumentou 38,4%.

No primeiro trimestre do ano, a indústria de bens de capital registrou crescimento de 25,6% ante igual trimestre do ano anterior e alta de 4,0% ante o trimestre imediatamente anterior.

Todas as categorias de uso pesquisadas apresentaram crescimento em março, ante o mês anterior e ante igual mês do ano anterior. A produção de bens intermediários aumentou 1,3% em março em relação a fevereiro e 18,6% ante março do ano passado. Já os bens de consumo duráveis tiveram alta, respectivamente, de 0,1% e 25,8%, enquanto os bens de consumo semi e não duráveis elevaram a produção em 1,3% em março ante fevereiro e 11,4% ante março de 2009.

Expansão
A produção industrial brasileira registrou, no primeiro trimestre de 2010, o segundo crescimento trimestral consecutivo ante igual trimestre do ano anterior e a quarta expansão consecutiva ante o trimestre imediatamente anterior, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 18,1% no primeiro trimestre deste ano, ante igual período do ano passado, foi bem superior ao aumento de 5 9% apurado, nesta base de comparação, no quarto trimestre de 2009.

Em relação ao quarto trimestre de 2009, a indústria aumentou a produção em 3,0% no primeiro trimestre de 2010, após uma expansão de 4,3% no quarto trimestre de 2009 ante o terceiro trimestre do mesmo ano.

Março
O aumento de 19,7% apurado na produção industrial em março ante igual mês do ano passado representou o maior crescimento mensal apurado pelo IBGE desde abril de 1991 (37,2%), destacou o economista da coordenação de indústria do instituto, André Macedo.

Segundo ele, a expansão em março reflete a baixa base de comparação do ano passado, "o maior ritmo da produção industrial em 2010" e o fato de que março deste ano teve um dia útil a mais do que no mesmo mês do ano passado. Macedo observou ainda que a alta de 18,1% na produção da indústria no primeiro trimestre é a maior para um primeiro trimestre desde 1991.

Revisão
O IBGE divulgou ainda algumas revisões nos resultados da produção industrial na série com ajuste sazonal. O dado de janeiro de 2010 ante dezembro de 2009 passou de alta de 1,2% para crescimento de 1,3%. Já o resultado de dezembro de 2009 ante novembro foi revisado de queda de 0,1% para alta de 0,1%. As revisões estão ligadas à introdução de novos dados na série com ajuste sazonal.

Leia mais sobre indústria

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto