Economia

Procura por crédito caiu 6,8% no primeiro trimestre

A contabilidade do trimestre foi baixa porque houve queda de 8,7% em fevereiro e de 8,2% em janeiro

A diminuição da procura por empréstimos está relacionada, segundo o Serasa, à alta dos índices de inadimplência registrada ao longo de 2011 (ANA MARIA)

A diminuição da procura por empréstimos está relacionada, segundo o Serasa, à alta dos índices de inadimplência registrada ao longo de 2011 (ANA MARIA)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 17h20.

São Paulo – A procura por crédito caiu 6,8% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian, apesar de a demanda por empréstimos haver crescido 20,2% em março. Se comparado com o mesmo mês do ano passado, entretanto, março registra retração de 1,4%.

A contabilidade do trimestre foi baixa porque houve queda de 8,7% em fevereiro e de 8,2% em janeiro.

A diminuição da procura por empréstimos está relacionada, segundo o Serasa, à alta dos índices de inadimplência registrada ao longo de 2011. “O aumento da inadimplência verificado desde o início do ano passado tem levado os consumidores a priorizar a quitação de suas dívidas em atraso, preterindo a contratação de novos financiamentos”.

A instituição prevê, no entanto, que a normalização dos níveis de inadimplência e as medidas do governo federal para incentivar o consumo “devem se refletir favoravelmente na demanda do consumidor por crédito, ao longo dos próximos trimestres”.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame