Economia

Presidentes do Mercosul estão reunidos no Itamaraty

Antes da primeira etapa da reunião, Dilma e Mujica se reuniram por cerca de uma hora no Palácio do Planalto

Presidentes do Mercosul reunidos: com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco passou a ocupar 72% do território da América do Sul (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Presidentes do Mercosul reunidos: com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco passou a ocupar 72% do território da América do Sul (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 13h07.

Brasília – Com mais de uma hora de atraso, os presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai) e o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, que representa o presidente Hugo Chávez (Venezuela), estão reunidos na primeira etapa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

Inicialmente, houve um café da manhã seguido de reunião. Depois, haverá um almoço no Palácio Itamaraty.

Antes da primeira etapa da reunião, Dilma e Mujica se reuniram por cerca de uma hora no Palácio do Planalto. Os dois líderes trataram basicamente dos impactos da crise econômica internacional e dos esforços coletivos que devem ser feitos, principalmente no Mercosul, para combater seus efeitos. Segundo Mujica, é o momento de “reagir” ao que considera protecionismo europeu.

Ao longo do dia, os presidentes conversarão sobre os últimos detalhes para a adesão plena da Venezuela ao Mercosul. Para ser considerado membro pleno, é necessário adequar o país à nomenclatura e às normas do bloco, algo que ocorrerá de forma completa até 5 de abril de 2013, segundo os principais negociadores do processo.

Paralelamente, serão tratadas as articulações para os ingressos da Bolívia e do Equador no Mercosul, processos que devem levar algum tempo, pois estão ainda na fase preliminar. Também é esperado que se mencione a manutenção da suspensão do Paraguai no bloco – medida válida até abril de 2013.

Ao final do dia, Dilma e Cristina terão um encontro privado no Palácio da Alvorada. A expectativa é que a reunião dure cerca de duas horas. O setor empresarial brasileiro cobra do governo que exija dos argentinos o fim do bloqueio a vários produtos nacionais, porque impede o comércio bilateral e atrapalha as negociações na região. No setor de agronegócios envolvendo Brasil e Argentina, as cobranças se baseiam principalmente no comércio de carne de porco.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia participam do grupo como países associados.

Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco passou a ocupar 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul também eleva seu Produto Interno Bruto (PIB) para US$ 3,32 trilhões. A população do bloco alcança 275 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorDilma RousseffMercosulPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor