Economia

Preços ao produtor nos EUA sobe 0,1% em janeiro

O avanço contrasta com a queda de 0,1% de dezembro, apesar de os preços no atacado de 2011 terem fechado o ano com 4,8% de alta

A elevação de 2% no preço da gasolina ocorreu pela queda do custo da energia e do combustível de calefação  (AFP)

A elevação de 2% no preço da gasolina ocorreu pela queda do custo da energia e do combustível de calefação (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 17h44.

Washington - O índice de preços ao produtor (IPP) nos Estados Unidos subiu ligeiramente em janeiro 0,1% devido a queda de preços de energia e dos alimentos, informou nesta quinta-feira o Departamento de Trabalho.

A elevação de 2% no preço da gasolina ocorreu pela queda do custo da energia e do combustível de calefação - pelo inverno mais ameno que está imperando em grande parte do país.

O avanço contrasta com a queda de 0,1% de dezembro, apesar de os preços no atacado de 2011 terem fechado o ano com 4,8% de alta.

Em janeiro, o preço dos alimentos ao produtor caiu 0,3%, tanto nos produtos frescos quanto nos conservados.

O núcleo da inflação do IPP, que exclui energia e os alimentos pela volatilidade e é considerado o indicador chave para medir os preços no país, aumentou 0,4%. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Preços

Mais de Economia

Indexação do mínimo e pisos elevam gasto em R$ 520 bi e impactam juro, diz Pessoa

Selic pode cair mais devagar com economia forte e risco fiscal, diz Pessoa

Lula diz que 'não vai sossegar' enquanto preço do diesel não parar de subir e faz críticas a Trump

Mais de 80% dos estados aderem à proposta do governo de subvenção ao diesel importado, diz Fazenda