Economia

Portugal quer que Brasil "se antecipe" a acordo UE-Mercosul

Em visita a SP, Costa incentivou a instalação de empresas brasileiras em Portugal, o que, segundo ele, servirá para "dar um passo à frente" visando o acordo


	Antonio Costa: "Estar na Europa quando forem abertas as portas será estar dois passos à frente dos demais"
 (Rafael Marchante/ Reuters)

Antonio Costa: "Estar na Europa quando forem abertas as portas será estar dois passos à frente dos demais" (Rafael Marchante/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2016 às 21h59.

São Paulo - O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, pediu nesta segunda-feira para que o Brasil intensifique a cooperação econômica entre os dois países a fim de "se antecipar" ao acordo de livre-comércio negociado entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Em visita a São Paulo, Costa incentivou a instalação de empresas brasileiras em Portugal, o que, segundo ele, servirá para "dar um passo à frente" visando o acordo comercial que os dois blocos debatem há mais de uma década.

"Estar na Europa quando forem abertas as portas será estar dois passos à frente dos demais", declarou Costa depois de se reunir com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

"Podemos antecipar o que a União Europeia e o Mercosul só poderão fazer daqui a alguns anos", acrescentou.

Em seu primeiro dia no Brasil, Costa se reuniu com Alckmin para reforçar diversos acordos, como a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, cujas instalações foram destruídas no ano passado por um incêndio.

Desde 2007, autoridades de Portugal e do estado de São Paulo assinaram nove acordos de cooperação para projetos conjuntos em diversas áreas. O último deles foi firmado em 2014 e prevê a abertura de um colégio português em São Paulo com as mesmas características de outras escolas internacionais existentes no estado.

Após a reunião com Alckmin, o primeiro-ministro de Portugal, que assumiu o cargo em novembro do ano passado, visitará a 32ª edição da bienal de arte de São Paulo, e na terça-feira se reunirá na capital paulista com empresários brasileiros e portugueses.

Na quarta-feira, Costa estará no Rio de Janeiro, onde participará da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, e na quinta vai se encontrar com atletas portugueses que participarão do evento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaMercosulPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor