Economia

Polônia não adotará euro antes de 2016, diz Belka

A Polônia é obrigada, por seu tratado de acesso à UE, a entrar na zona do euro

Considerando-se a crise na zona do euro, a Polônia "não seria irracional" em retardar a adoção da moeda comum (Mychele Daniau/AFP)

Considerando-se a crise na zona do euro, a Polônia "não seria irracional" em retardar a adoção da moeda comum (Mychele Daniau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 14h51.

São Paulo - O euro perdeu parte de seu apelo para a Polônia, por isso o país não adotará a moeda única da União Europeia até 2016, afirmou o presidente do Banco Central do país, Marek Belka. Em trechos de uma entrevista divulgados no site do BC nesta segunda-feira, Belka disse que "ninguém está com pressa" para substituir a moeda polonesa, o zloti, pelo euro, e que seu país não adotará o euro durante seu período no cargo, que termina em 2016.

Considerando-se a crise na zona do euro, a Polônia "não seria irracional" em retardar a adoção da moeda comum, acrescentou ele. "Hoje, a atratividade do euro para a Polônia é um pouco menor, ainda que deva ser mantido em questão que os custos econômicos e políticos de permanecer fora da zona do euro seriam consideráveis", afirmou Belka.

A Polônia é obrigada, por seu tratado de acesso à UE, a entrar na zona do euro. Não há, porém, uma data fixa para isso, e atualmente o país também não cumpre a maioria dos critérios para adotar a moeda comum, incluindo os limites sobre o déficit do governo e volatilidade da moeda. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuroEuropaMoedasPolôniaUnião Europeia

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação