Economia

Política monetária ficará em nível restritivo o tempo que for necessário, diz presidente do BCE

Christine Lagarde ressaltou que os dados mais recentes têm confirmado as projeções do BCE e a inflação subjacente continua arrefecendo

Lagarde afirmou ainda que os riscos ao crescimento econômico da zona do euro pendem para baixo (Paul Hanna/Getty Images)

Lagarde afirmou ainda que os riscos ao crescimento econômico da zona do euro pendem para baixo (Paul Hanna/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 15h56.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta quinta-feira, 25, o compromisso em manter a política monetária em nível restritivo pelo "tempo que for necessário" para reduzir a inflação na zona do euro à meta de 2% de maneira ágil. Em coletiva de imprensa após decisão de juros, Lagarde reforçou que a instituição está determinada a assegurar a estabilidade de preços.

Segundo ela, as taxas básicas atualmente estão em nível adequado para conter a escalada inflacionária. "As decisões serão tomadas de acordo com os indicadores", destacou.

Projeções confirmadas?

A banqueira central ressaltou que os dados mais recentes têm confirmado as projeções do BCE. De acordo com ela, a inflação subjacente continua arrefecendo, em um sinal de que a política está sendo transmitida à atividade conforme o esperado.

Lagarde afirmou ainda que os riscos ao crescimento econômico da zona do euro pendem para baixo, em meio à manutenção da política monetária em nível restritivo e uma série de outros fatores.

Ela comentou que a atividade na região deve ter estagnado no quarto trimestre de 2023 e que os indicadores mais recentes sugerem uma fraqueza.

Para ela, os riscos geopolíticos, principalmente no Oriente Médio, podem afetar negativamente o ambiente econômico e também constituem um potencial fator de aceleração da inflação.

Acompanhe tudo sobre:Christine LagardeBCE

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor