Economia

Confiança do consumidor caiu novamente, diz CNI

O índice apresentou a terceira queda consecutiva


	Consumo: o índice de situação financeira teve baixa de 0,6%, o que demonstra avaliação mais negativa dos consumidores sobre suas finanças.
 (Jakub Krechowicz/Stock.XCHNG)

Consumo: o índice de situação financeira teve baixa de 0,6%, o que demonstra avaliação mais negativa dos consumidores sobre suas finanças. (Jakub Krechowicz/Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília - A confiança do consumidor medida pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) diminuiu em fevereiro, apresentando a terceira queda consecutiva, informou hoje (28) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador caiu 0,9% em relação a janeiro, atingindo 113,6 pontos. No acumulado desde novembro, a queda chega 2,9%. Segundo o levantamento, mesmo com “os seguidos recuos na comparação mensal, o índice encontra-se 0,7% acima do registrado em fevereiro de 2012”.

Segundo a entidade, a alta de preços é a questão que mais preocupa o consumidor. O indicador sobre esse item teve queda de 1,7% na comparação com o mês anterior, o que mostra pessimismo em relação à evolução da inflação.

Dos componentes que formam o Inec, apenas os índices de expectativa com relação à própria renda e de compras de bens de maior valor ficaram inalterados, quando comparados a janeiro deste ano.

A pesquisa mostrou também que o indicador de expectativa de desemprego teve queda de 1,1%. Segundo a CNI, a redução mostra que os consumidores acreditam que o mercado de trabalho estará menos favorável nos próximos meses.

O índice de situação financeira teve baixa de 0,6%, o que demonstra avaliação mais negativa dos consumidores sobre suas finanças. No caso do endividamento, houve queda de 0,4%. O resultado mostra o aumento das dívidas no mês.

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional feita pelo Ibope Inteligência com 2.002 pessoas. O levantamento de fevereiro ocorreu entre os dias 15 e 18.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConsumidoresConsumoeconomia-brasileira

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame