PMI oficial do setor de serviços da China recua em abril

Os números mostraram fraqueza entre empresas menores, apesar da melhora nos números principais

Pequim - O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) não-manufatureiro da China mostrou nesta quinta-feira que o setor de serviços desacelerou no mês passado, recuando da máxima em dez meses registrada em março para atingir 56,1 em abril.

A leitura mais baixa destaca os dois números do PMI para o setor manufatureiro de abril -um oficial, outro do HSBC- que mostraram fraqueza entre empresas menores, apesar da melhora nos números principais.

A Federação de Logística e Compras da China revisou seu índice do mês passado para refletir ajustes sazonais, com a revisão ajudando a levar o número de março para 58, o maior desde maio de 2011.

Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade, enquanto acima de 50 mostra expansão.

O subíndice de novos pedidos também retraiu, caindo para 52,7 ante 53,5 em março. Esse resultado refletiu primeiramente uma queda no subíndice para a indústria da construção, segundo notou a Federação, enquanto novos pedidos na indústria de serviços, hotéis, transporte aéreo e fluvial subiram.

O índice de novos pedidos do setor imobiliário continuou em contração, a 46,5, "demonstrando que o mercado imobiliário ainda está deprimido".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.