Economia

PMI industrial da China supera expectativas por demanda global

Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial avançou para a máxima de três meses e fechou em 51,6 pontos no mês de fevereiro

Indústria da China: crescimento tanto da produção quanto das encomendas acelerou no mês passado (.)

Indústria da China: crescimento tanto da produção quanto das encomendas acelerou no mês passado (.)

R

Reuters

Publicado em 1 de março de 2017 às 08h32.

Pequim - A atividade industrial da China expandiu mais rápido do que o esperado em fevereiro uma vez que a demanda doméstica e de exportação acelerou, ampliando os sinais de que a economia global está retomando força mesmo com os temores sobre um aumento do protecionismo comercial.

O crescimento tanto da produção quanto das encomendas acelerou no mês passado, de acordo com pesquisas oficial e privada divulgadas nesta quarta-feira, dando ao governo mais espaço para focar em lidar com os riscos financeiros à economia conforme a dívida continua a subir.

"Este é o 7º mês seguido que o PMI de indústria oficial da China fica dentro do território de expansão, sugerindo que a atividade industrial continua forte", disse Zhou Hao, economista de mercados emergentes do Commerzbank.

O setor industrial da China tem se beneficiado de um boom da construção desde meados do ano passado que aumentou a demanda e os preços de materiais de construção, elevando as vendas e lucros.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial avançou para a máxima de três meses de 51,6 em fevereiro, contra 51,3 no mês anterior e acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. Analistas esperavam leitura de 51,1.

Uma pesquisa privada que foca mais em empresas de pequeno e médio porte ofereceu uma visão similar. O PMI do Caixin/Markit avançou para 51,7 de 51,0 em janeiro e contra expectativa de 50,8.

Por sua vez o PMI oficial sobre o setor de serviços mostrou que o crescimento permaneceu forte em fevereiro, embora o ritmo de expansão tenha desacelerado modestamente por quatro meses seguidos. O PMI oficial ficou em 54,2 em fevereiro, de 54,6 em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ChinaIndústriaPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor