Economia

PMI de serviços da China tem crescimento forte em janeiro

Apesar da alta, o setor diminuiu sua atividade com o PMI caindo para 53,1 em janeiro ante 53,4 em dezembro

Notas de iuane: melhora das condições de negócios levou as empresas de serviços a contratar pessoal no ritmo mais rápido em 20 meses (Wikimedia Commons/EXAME.com)

Notas de iuane: melhora das condições de negócios levou as empresas de serviços a contratar pessoal no ritmo mais rápido em 20 meses (Wikimedia Commons/EXAME.com)

R

Reuters

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 08h40.

Pequim - O crescimento do setor de serviços da China permaneceu robusto em janeiro uma vez que as empresas relataram um aumento sólido nas encomendas, embora o ritmo de expansão tenha caído sobre o mês anterior, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Markit/Caixin.

O PMI de serviços caiu para 53,1 em janeiro de 53,4 em dezembro, mostrou o PMI nesta segunda-feira. Mas ele permaneceu bem acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A melhora das condições de negócios levou as empresas de serviços a contratar pessoal no ritmo mais rápido em 20 meses.

Embora a atividade de serviços tenha desacelerado ligeiramente ante dezembro, o crescimento forte deve continuar, em linha com os esforços das autoridades para reequilibrar a economia na direção do consumo e de serviços, que são os maiores motores do crescimento na segunda maior economia do mundo.

As empresas de serviços permaneceram fortemente positivas sobre o cenário empresarial para os próximos 12 meses, citando expansões planejadas, desenvolvimento de novos produtos e previsões de fortalecimento da demanda. O subíndice para expectativas de negócios igualou a máxima de 18 meses com uma leitura de 60,8.

O PMI Composto do Caixin que cobre tanto a indústria quanto o setor de serviços mostrou um padrão similar ao cair para 52,2 em janeiro ante a máxima de quase quatro anos do mês anterior de 53,5.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPMI – Purchasing Managers’ IndexServiços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor