Economia

PMI composto do Reino Unido sobe e atinge nível recorde

O índice de gerentes de compras composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu chegou a 62 em maio

Pessoa usa máscara contra coronavírus em Londres, Reino Unido (Simon Dawson/Reuters)

Pessoa usa máscara contra coronavírus em Londres, Reino Unido (Simon Dawson/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de maio de 2021 às 07h57.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 60,7 em abril para 62 em maio, atingindo o maior nível numa série histórica iniciada em janeiro de 1998, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela IHS Markit em parceria com a CIPS.

O avanço bem acima da marca de 50 mostra que a atividade econômica britânica se expande em ritmo mais forte neste mês. A prévia de maio, contudo, ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta do indicador a 62,3.

Apenas o PMI industrial do Reino Unido avançou de 60,9 para 66,1 no mesmo período, também um recorde. Neste caso, a projeção era de acréscimo marginal a 61.

Já o PMI de serviços britânico aumentou de 61 em abril para 61,8 em maio, nível mais alto em 91 meses. O consenso, porém, era de avanço maior, a 62,5.

Vendas no varejo têm salto anual de 42,4% em abril

As vendas no varejo do Reino Unido registraram um salto anual de 42,4% em abril, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla em inglês). A leitura superou de longe a previsão de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal (WSJ), que esperavam alta de 37,4%.

Já na comparação ante o mês anterior, o indicador econômico britânico disparou 9,2% em abril, também muito acima da expectativa do WSJ - neste caso, de ganho de 5,9%.

Acompanhe tudo sobre:PMI – Purchasing Managers’ IndexReino UnidoVarejo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor