PMI composto do Reino Unido sobe a 60 em abril, maior nível em 89 meses
O avanço acima da marca de 50 mostra que a atividade econômica britânica se expande em ritmo mais forte em abril
Estadão Conteúdo
Publicado em 23 de abril de 2021 às 07h47.
Última atualização em 23 de abril de 2021 às 07h49.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido , que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 56,4 em março para 60 em abril, atingindo o maior nível em 89 meses, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela IHS Markit em parceria com a CIPS.
Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.
O avanço acima da marca de 50 mostra que a atividade econômica britânica se expande em ritmo mais forte este mês. A prévia de abril também veio acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta do indicador a 59 3.
Apenas o PMI industrial do Reino Unido avançou de 58,9 para 60,7 no mesmo período, alcançando o maior patamar em 321 meses. Neste caso, a projeção era de acréscimo marginal a 59. Já o PMI de serviços britânico aumentou de 56,3 em março para 60,1 em abril, nível mais alto em 80 meses. O consenso era de avanço a 60.
Vendas no varejo
As vendas no varejo do Reino Unido subiram 5,4% em março ante fevereiro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 23, pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. O resultado ficou bem acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta mensal de 2,5% em março. Na comparação anual, as vendas do setor varejista britânico tiveram expansão de 7,2% em março, também superando de longe o avanço de 4,2% projetado pelo mercado.