PIB dos EUA tem leve revisão para baixo a 3,1%
A medida foi ligeiramente abaixo do ritmo estimado no mês passado
Reuters
Publicado em 30 de maio de 2019 às 10h00.
Última atualização em 30 de maio de 2019 às 15h14.
Washington — A economia dos Estados Unidos avançou a uma taxa anualizada de 3,1% no primeiro trimestre de 2019, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio.
Embora o número sobre o avanço do Produto Interno Bruto ( PIB ) do país seja inferior aos 3,2% calculados anteriormente pelo órgão, ele mostra a solidez da economia americana no início deste ano.
Segundo o Escritório de Análise Econômica, agência do Departamento de Comércio responsável pela elaboração e divulgação dos dados do PIB, as despesas dos governos estaduais e locais, o comércio e o investimento privado em estoques foram os principais motores da aceleração econômica nos primeiros trimestres deste ano.
O consumo das famílias, que representa dois terços da atividade econômica americana, cresceu em um ritmo anual de 1,3%, de acordo com o Escritório de Análise Econômica, a menor alta recente.
Apesar disso, os dados confirmam o bom momento da maior economia mundial, que fechou o ano passado com um avanço de 2,9%, o maior registrado desde 2015.
O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, tem descartado a hipótese de elevar as taxas de juros do país neste ano e diminuiu as perspectivas de crescimento de 2,3% para 2,1%.
A Casa Branca, por outro lado, mantém o otimismo e na última proposta orçamentária enviada ao Congresso projetou um avanço do PIB de mais de 3% neste ano.