Economia

PIB dos EUA é revisado para cima e sobe 1,2% no 1° trimestre

Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anual de 1,2 por cento, em vez do ritmo de 0,7 por cento relatado no mês passado

Estados Unidos: Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anual de 1,2 por cento, em vez do ritmo de 0,7 por cento relatado no mês passado (Alex Wong/Getty Images)

Estados Unidos: Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anual de 1,2 por cento, em vez do ritmo de 0,7 por cento relatado no mês passado (Alex Wong/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 26 de maio de 2017 às 10h00.

Última atualização em 26 de maio de 2017 às 10h12.

Washington - O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou menos do que anteriormente relatado no primeiro trimestre, mas a fraqueza provavelmente foi um desvio em meio a um mercado de trabalho forte que está próximo do pleno emprego.

O Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anual de 1,2 por cento, em vez do ritmo de 0,7 por cento relatado no mês passado, disse o Departamento de Comércio em sua segunda estimativa nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Reuters esperavam revisão para alta de 0,9 por cento.

Esse foi o desempenho mais fraco desde o primeiro trimestre de 2016 e segue uma taxa de expansão de 2,1 por cento no quarto trimestre. O governo revisou a estimativa inicial do crescimento dos gastos do consumidor, mas disse que o investimento em estoques foi muito menor do que o relatado anteriormente.

Mas o ritmo de crescimento lento do primeiro trimestre não é necessariamente reflexo da saúde da economia. O PIB nos primeiros três meses do ano tende a ser menor por causa da dificuldades com o cálculo de dados que o governo reconheceu que está trabalhando para resolver.

O crescimento dos gastos de consumo, que representa mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceu a uma taxa de 0,6 por cento, ante 0,3 por cento registrado anteriormente, ritmo mais lento desde o quarto trimestre de 2009, após crescimento robusto de 3,5 por cento no quarto trimestre.

 

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoEstados Unidos (EUA)PIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor