Economia

PIB da zona do euro avança 0,3% no quarto trimestre

União Europeia (UE) avançou 0,4%, segundo os dados revisados da Eurostat


	Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha: números confirmam a melhora econômica registrada no final do ano passado
 (Ralph Orlowski/Bloomberg)

Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha: números confirmam a melhora econômica registrada no final do ano passado (Ralph Orlowski/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 07h50.

Bruxelas - A economia da zona do euro cresceu 0,3% no último trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior, e a da União Europeia (UE) avançou 0,4%, segundo os dados revisados divulgados hoje pelo escritório comunitário de estatística (Eurostat).

Os números confirmam a melhora econômica registrada no final do ano passado, já que no terceiro trimestre o avanço foi de 0,1% nos países da moeda única e de 0,3% nos vinte e oito da UE.

Ao se comparar o quarto trimestre com o mesmo período de 2012, o PIB dos países da zona do euro cresceu 0,5%, enquanto em toda a UE o aumento foi de 1,1%, ante as quedas de 0,3% e 0,2% do terceiro trimestre.

Os principais componentes de demanda -consumo privado e investimento, assim como as exportações e importações- registraram altas entre outubro e dezembro de 2013.

A melhora nos números de consumo privado foi a principal responsável pelo avanço do PIB, com um crescimento de 0,1% na zona do euro e de 0,2% no bloco como um todo.

O investimento avançou 1,1% nos países do euro e 1,4% na UE, enquanto as exportações subiram 1,2% e 1,1%, respectivamente.

As importações, por sua parte, cresceram 0,4% na zona do euro e 0,2% no conjunto da UE.

Dos Estados-membros para os quais há dados disponíveis, as altas mais fortes foram da Suécia (1,7%), República Tcheca (1,6%) e Romênia (1,5%), enquanto as quedas mais destacadas foram do Chipre (1%), Dinamarca (0,5%) e Finlândia (0,3%).

Entre as grandes economias, em relação aos três meses anteriores, a França avançou 0,3% no quarto trimestre; a Alemanha, 0,4%; a Itália, 0,1%, a Espanha, 0,2%, e o Reino Unido, 0,7%. 

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025