Economia

PIB da China cresce 6,9% em 2017, a 1ª aceleração em 7 anos

Resultado veio em linha com o número que o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, havia estimado na semana passada

Iuane: apenas no quarto trimestre de 2017, o PIB da China cresceu 6,8% em relação a igual período do ano anterior (Thinkstock/Thinkstock)

Iuane: apenas no quarto trimestre de 2017, o PIB da China cresceu 6,8% em relação a igual período do ano anterior (Thinkstock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 06h27.

Pequim - O crescimento da China ganhou força pela primeira vez em sete anos em 2017, contrariando expectativas de analistas e de autoridades locais de que esforços de Pequim para reduzir o endividamento de empresas, desaquecer o mercado imobiliário e conter a poluição desacelerariam a economia do país.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve expansão de 6,9% no ano passado, acelerando o ritmo em relação ao avanço de 6,7% verificado em 2016, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês).

O resultado veio em linha com o número que o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, havia citado na semana passada e ficou bem acima da meta de Pequim para 2017, de +6,5%.

Na ocasião, Li citou a melhora do desempenho comercial - assunto que tem gerado controvérsias com o presidente dos EUA, Donald Trump - como fator que ajudou a China a superar as expectativas no último ano.

Apenas no quarto trimestre de 2017, o PIB da China cresceu 6,8% em relação a igual período do ano anterior, repetindo a taxa do terceiro trimestre. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam acréscimo um pouco menor, de 6,7%.

Considerando-se ajustes sazonais, o PIB chinês cresceu 1,6% entre outubro e dezembro ante os três meses imediatamente anteriores, depois de registrar alta de 1,7% no terceiro trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março