Economia

PIB brasileiro do agronegócio deve crescer 3,56% em 2013

Segundo CNA, PIB do agronegócio deve fechar o ano totalizando 1 trilhão de reais e recuperando-se da queda do ano passado


	Colheita de trigo: desempenho será puxado principalmente pelo segmento primário, que compreende apenas a produção animal e vegetal
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Colheita de trigo: desempenho será puxado principalmente pelo segmento primário, que compreende apenas a produção animal e vegetal (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 19h21.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve fechar 2013 com alta de 3,56 por cento, totalizando 1 trilhão de reais e recuperando-se da queda do ano passado, quando o setor teve retração de 1,57 por cento, disse nesta quarta-feira a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O desempenho será puxado principalmente pelo segmento primário, que compreende apenas a produção animal e vegetal, e pela recuperação das agroindústrias, estimou a entidade.

No início de dezembro a CNA estimou que o PIB do setor agropecuário fechará o ano com crescimento de 6,5 por cento, apesar da queda de 3,5 por cento no terceiro trimestre ante o trimestre anterior.

"Foi um ano bastante positivo em termos de produção. Os preços permitiram bons ganhos, principalmente da porteira para dentro(segmento primário)", disse a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, em nota.

O agronegócio, incluindo a produção das fazendas e das empresas relacionadas ao setor, deve ampliar sua participação no PIB brasileiro de 22,51 por cento em 2012 para 22,8 por cento este ano.

Segundo a entidade, um dos destaques do ano foi a pecuária, com crescimento expressivo de produção e valorização dos preços.

"Não houve apenas aumento do consumo. As exportações cresceram e tivemos também aumento expressivo dos preços da carne bovina e de aves", disse Kátia Abreu.

Nesta quarta-feira o IBGE informou que os abates de bovinos e aves cresceram no Brasil no terceiro trimestre deste ano, atingindo marcas recordes para o período, em meio à forte demanda externa e à manutenção das compras internas.

As exportações do agronegócio devem superar os 100 bilhões de dólares em 2013, expansão de 5,1 por cento em relação a 2012, disse a CNA.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCNACrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEscolas de línguasFranquiasTrigo

Mais de Economia

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado

Investimento estrangeiro direto na China cai, mas ritmo de queda desacelera

Novos ares no Centro de SP? Região ganha 25 mil novas empresas e prevê criação de 38 mil empregos