Economia

Petroleiros protestam na Paulista contra leilão de Libra

Os manifestantes ocupam a Praça Oswaldo Cruz e pretendem sair em passeata até o prédio da Petrobras em São Paulo, na Avenida Paulista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 20h54.

São Paulo – Petroleiros em greve fazem manifestação na região da Avenida Paulista contra o leilão do Campo de Libra, marcado para a próxima segunda-feira (21).

Os manifestantes ocupam a Praça Oswaldo Cruz e pretendem sair em passeata até o prédio da Petrobras em São Paulo, na Avenida Paulista. A Polícia Militar calcula que há cerca de 100 pessoas no ato.

“É um ato para sensibilizar o governo a parar o leilão de Libra. É a entrega do maior patrimônio, da maior descoberta do Brasil, e a maior descoberta do mundo dos últimos 20 anos. Nós, petroleiros, estamos em greve desde ontem em todo país para sensibilizar o governo a parar com o [crime de] lesa-pátria”, disse o dirigente do Sindicato dos Petroleiros, Vereníssimo Barsante.

“É uma área gigante, mais ou menos o que a Petrobras explorou até hoje. E aí você dá de forma privilegiada para cartéis, o que foi descoberto pelo nosso conhecimento. É uma destruição de um passaporte para o futuro. E pode representar um bilhete premiado para o inferno”, destacou o presidente paulista da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Paulo Sabóia.

A greve nacional dos petroleiros começou à meia noite de hoje (17) e atinge 18 das 42 plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos, a maior província petrolífera do Brasil, localizada no norte fluminense.

Acompanhe tudo sobre:Campo de LibraGrevesLeilõesPré-sal

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor