Economia

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nas refinarias na sexta

As reduções marcam a segunda vez que a estatal corta os preços do combustível neste ano

Combustível: Petrobras faz a segunda redução de preços nas refinarias neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

Combustível: Petrobras faz a segunda redução de preços nas refinarias neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 15h07.

Rio de Janeiro — A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em 1,5% nas refinarias a partir de sexta-feira, enquanto as cotações médias do diesel terão um corte de 4,1%, informou a companhia à Reuters em nota, diante de um recuo dos valores do petróleo no mercado global.

As reduções marcam a segunda vez que a estatal corta os preços neste ano. Em 14 de janeiro, a Petrobras havia diminuído em 3% os valores médios do diesel e da gasolina.

Os preços do petróleo caíram mais de 2% na quarta-feira, com o superávit previsto pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) para o mercado e preocupações com a demanda em meio ao surto de coronavírus na China, que ofuscou interrupções de produção na Líbia.

Nesta quinta-feira, os preços também operam em queda.

"Se considerarmos o fechamento de ontem, no diesel ela (Petrobras) apertou em 4,5 centavos a arbitragem e a gasolina se manteve na paridade que ela vinha trabalhando em relação à nafta", afirmou o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.

A Petrobras tem reiterado que sua política para ambos os combustíveis segue o princípio da paridade de importação, que leva em conta preços no mercado internacionais mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, com impacto também do câmbio.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Na semana passada, os preços médios da gasolina e do diesel fecharam em alta nos postos brasileiros, apesar dos cortes de preços da Petrobras nas refinarias.

 

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasGasolinaÓleo diesel

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras