Economia

Pesquisa revela aumento do pessimismo na indústria

O pessimismo aumentou em todos os segmentos da indústria nos últimos 12 anos, segundo a Confederação Nacional da Indústria


	Indústria brasileira: Índice de Confiança do Empresário Industrial acumula queda de 15 pontos
 (Arquivo/Agência Brasil)

Indústria brasileira: Índice de Confiança do Empresário Industrial acumula queda de 15 pontos (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 15h32.

O pessimismo aumentou em todos os segmentos da indústria nos últimos 12 anos, informou hoje (17) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial acumula queda de 15 pontos no período. Em março, o índice caiu 2,7 pontos e está em 37,5 pontos, o menor desde janeiro de 1999, quando a pesquisa começou a ser feita.

De acordo com a CNI, foi a terceira queda consecutiva mensal do indicador, que está 19 pontos abaixo da média histórica, de 56,5 pontos.

Os valores do índice variam de 0 a 100 pontos – abaixo de 50, ele indica falta de confiança.

A CNI informou também que a redução de 2,7 pontos no índice registrada neste mês na comparação com fevereiro mostra que os empresários estão cada vez mais pessimistas.

Para técnicos da entidade, o resultado indica fraco desempenho da indústria e incertezas sobre o impacto das medidas de ajuste da economia, além de preocupação com a crise hídrica e o aumento do preço da energia.

A pesquisa mostra ainda que a falta de confiança ficou mais intensa nos últimos meses em todos os segmentos industriais. O levantamento foi feito em 2.846 empresas entre os dias 2 e 11 deste mês.

Na indústria de transformação, o índice ficou em 37,2 pontos; na da construção, em 38,4 pontos e, na extrativa, em 40,7 pontos.

O levantaento indica que os empresários estão pessimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses caiu 2,7 pontos em março e ficou em 41,4 pontos, o mais baixo da série iniciada em janeiro de 1999.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndústriaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1