Economia

Para EUA, bancos que terceirizam atividades enfrentam riscos

Reguladores têm alertado sobre os contratos dos bancos com fornecedores e outros acordos comerciais com empresas externas por mais de um ano


	Notas de dólar: bancos devem elaborar um plano que relacione os riscos potenciais das atividades de terceiros e explicite como as instituições irão selecionar e fiscalizar os fornecedores
 (Getty Images)

Notas de dólar: bancos devem elaborar um plano que relacione os riscos potenciais das atividades de terceiros e explicite como as instituições irão selecionar e fiscalizar os fornecedores (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 13h51.

Washington - Reguladores dos Estados Unidos alertaram os bancos nesta quarta-feira a observar práticas de risco de empresas terceirizadas, contratadas pelas instituições para fazer atendimento ao cliente e outras atividades.

"Nós temos preocupações sobre a qualidade da gestão de risco sobre o volume crescente, diversidade e complexidade das relações dos bancos com terceiros, tanto estrangeiros como nacionais", disse o Controlador da Moeda, Thomas Curry, em um comunicado.

Reguladores têm alertado sobre os contratos dos bancos com fornecedores e outros acordos comerciais com empresas externas por mais de um ano.

Em junho de 2012, o Escritório do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês) e o Bureau de Proteção Financeira do Consumidor multaram o Capital One Financial após funcionários de um call center externo terem induzido consumidores ao erro sobre alguns produtos de cartão de crédito.

O OCC disse que os bancos devem elaborar um plano que relacione os riscos potenciais das atividades de terceiros e explicite como as instituições irão selecionar e fiscalizar os fornecedores.

As diretrizes também pedem que bancos conduzam revisões de práticas de gestão de risco, apontem responsáveis para supervisionar funcionários e monitorem o desempenho de terceiros.

Acompanhe tudo sobre:BancosEstados Unidos (EUA)Finançasgestao-de-negociosPaíses ricosTerceirização

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame