Economia

Para brasileiros, burocracia aumenta preços e corrupção

Para 73% da população, o excesso de procedimentos estimula a corrupção, segundo pesquisa da CNI-Ibope


	Quase um terço da população acredita que o Brasil é mais burocrático que o resto do mundo
 (Torsten Schon | Dreamstime.com)

Quase um terço da população acredita que o Brasil é mais burocrático que o resto do mundo (Torsten Schon | Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 14h35.

São Paulo – No Brasil, oito em cada dez pessoas consideram o país burocrático ou muito burocrático. É isso que mostra pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ibope com 2002 pessoas em 141 municípios. As pessoas tem uma visão negativa da burocracia. Para a maioria delas (77%), o excesso de burocracia aumenta os preços dos produtos e serviços, dificulta o crescimento do país (73%) e desestimula os negócios (73%).

Quase um terço da população acredita que o Brasil é mais burocrático que o resto do mundo – e 68% da população pensa que o governo deveria eleger o combate à burocracia como uma das prioridades. Para 73% dos entrevistados, o excesso de procedimentos estimula a corrupção, 72% acreditam que incentiva a informalidade e 72% dizem que faz o governo gastar mais do que o necessário. 

Para a população, fazer um inventário, requerer aposentadoria ou pensão e encerrar uma empresa são os procedimentos mais burocráticos (metade das pessoas contrata um despachante na hora de encerrar uma empresa). Na sequência, vem o processo de tirar passaporte e o de limpar o nome no SPC ou na Serasa.

A percepção da burocracia tem relação com a renda familiar. Quanto maior a renda, maior a percepção de que o país é muito burocrático. 98% entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos afirmam considerar o Brasil um país burocrático ou muito burocrático. Entre os entrevistados que têm renda familiar de até um salário mínimo, 72% tem a mesma percepção.

Mesmo com as reclamações, 63% das pessoas afirmam que a burocracia é importante para evitar o uso indevido dos recursos públicos e 57% acreditam que a burocracia é um mal necessário. Entre os entrevistados, 83% defendem a unificação da carteira de identidade, do CPF, da carteira de motorista, do título de eleitor e do cartão do PIS/PASEP.

Acompanhe tudo sobre:BurocraciaCNI – Confederação Nacional da IndústriaEficiênciagestao-de-negocios

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor