Exame Logo

Os países que oferecem menos e mais dias de férias

Há países em que o período médio sem trabalho é de 10 dias por ano, e outros com períodos de descanso muito mais prolongado, como a Alemanha e o Brasil

A cultura das férias em 24 países (Divulgação)

Talita Abrantes

Publicado em 5 de maio de 2014 às 20h17.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h13.

São Paulo – Dez dias. Este é o tempo médio de férias que as empresas coreanas oferecem por ano, segundo análise da agência Expedia.com. Mas, na prática, os profissionais da Coreia do Sul usufruem apenas 7 dias deste montante.

Você deve estar pensando: o que faria alguém abrir mão das (merecidas) férias anuais? Para 30% dos brasileiros que não usufruem os 30 dias previstos pela CLT , a resposta é: dinheiro.

Tais pessoas, geralmente, preferem vender parte de seu descanso remunerado – e ganhar, com isso, um dinheiro extra equivalente a até um terço do próprio salário. Em outros países, os motivos variam desde acumular mais dias para fazer uma viagem prolongada até não ter condições para “se dar ao luxo” de usufruir da ideia de férias.

Em tempo: os dados foram retirados do estudo Férias Marcadas da Expedia.com e se referem à mediana dos números coletados. Mais de 8,5 mil pessoas de 24 países responderam ao questionário. Com isso, os dados são aproximados e não contemplam a totalidade dos profissionais de cada nação. Assim, em alguns casos, a mediana pode ser inferior ou superior aos valores determinados pelo governo em cada país. Por isso, para alguns locais, contrastamos os valores fornecidos pela pesquisa com os dados do estudo " No-Vacation Nation Revisited ", do Center for Economic and Policy Research e com o levantamento Mercer.
  • 2. Coreia do Sul

    2 /25(Wikimedia Commons)

  • Veja também

    Número de dias de férias oferecidos: 10 *
    Número médio de dias de férias tirados: 7
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 36% afirma que é difícil conciliar os dias de férias com os de outros familiares
    Horas de trabalho por semana: 40 * De acordo com um estudo da Mercer, as férias na Coreia do Sul variam de acordo com o tempo de serviço de cada profissional. Com isso, elas podem chegar a 19 dias para quem tem 10 anos de carreira, por exemplo.  O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 3. Tailândia

    3 /25(Getty Images)

  • Número de dias de férias oferecido: 11*
    Número de férias tirados: 8
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 44% afirma que é difícil conciliar os dias de férias com os de outros familiares
    Horas de trabalho por semana: 40 *  De acordo com um estudo da Mercer, as férias na Tailândia são de 6  dias. O estudo do Expedia, por outro lado,  se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 4. México

    4 /25(Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 12*
    Número de férias tirados: 10
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 37% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 45

    *  De acordo com um estudo da Mercer, as férias no México são de 16 dias. O estudo do Expedia, por outro lado,  se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 5. Estados Unidos

    5 /25(Andrew Harrer/Bloomberg)

    Número médio de dias de férias oferecido: 14*
    Número de férias tirados: 10
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 28% afirmaram que gostam de acumular dias de férias para viajar no futuro
    Horas de trabalho por semana: 40 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, os Estados Unidos não tem nenhuma regra que garanta dias de férias, mas, segundo o levantamento da Mercer, geralmente as empresas dão 15 dias de férias após determinado tempo de trabalho. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 6. Hong Kong

    6 /25(Sanfamedia / Flickr Commons)

    Número médio de dias de férias oferecido: 14*
    Número de férias tirados: 14
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 43% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 45 * De acordo com um estudo da Mercer, as férias em Hong Kong  variam de acordo com o tempo de serviço de cada profissional. Com isso, elas podem chegar a 14 dias para quem tem 10 anos de carreira, por exemplo. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 7. Singapura

    7 /25(Jonathan Drake/Bloomberg)

    Número de dias de férias oferecido: 15*
    Número de férias tirados: 14
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 53% prefere acumular dias de férias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 40 * De acordo com um estudo da Mercer, as férias no Singapura  variam de acordo com o tempo de serviço de cada profissional. Com isso, elas podem chegar a 14 dias para quem tem 10 anos de carreira, por exemplo. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 8. Malásia

    8 /25(Lam Yik Fei/Bloomberg)

    Número de dias de férias oferecidos: 17*
    Número de férias tirados: 14
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 56% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 40 * De acordo com um estudo da Mercer, as férias na Malásia chegam a 16 dias e são válidas a cada 12 meses de trabalho contínuo para o mesmo empregador por um período de, no mínimo, 5 anos. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 9. Japão

    9 /25(Getty Images)

    Número médio de dias de férias oferecido: 18*
    Número de férias tirados: 7
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 14% afirma que não se pode dar “ao luxo” de tirar férias
    Horas de trabalho por semana: 40 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha no Japão tem direito ao equivalente a 10 dias de trabalho em férias. Este número pode subir para 20 para profissionais com até 10 anos de carreira, de acordo com a Mercer.  O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 10. Áustria

    10 /25(Scott Barbour/Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 20*
    Número de férias tirados: 15
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 35% dos entrevistados preferem acumular dias de férias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 38 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Áustria tem direito ao equivalente a 30 dias no calendário ou 22 dias de trabalho de férias. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 11. Canadá

    11 /25(Getty Images)

    Número médio de dias de férias oferecidos: 20*
    Número de férias tirados: 15
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 22% afirma que não tem condições de se dar “ao luxo” de tirar férias
    Horas de trabalho por semana: 40 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha no Canadá tem direito a 2 semanas corridas de férias por ano. Mas isso pode variar em cada estado, segundo a Mercer. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 12. Nova Zelândia

    12 /25(Phil Walter/Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 20*
    Número de férias tirados: 18
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 34% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 40 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Nova Zelândia tem direito a 4 semanas corridas de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 13. Irã

    13 /25(Flickr Vision/Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 21
    Número de férias tirados: 21
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 22% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 38
  • 14. Índia

    14 /25(Wikimedia Commons)

    Número médio de dias de férias oferecido: 24*
    Número de férias tirados: 18
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 46% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 45 * Segundo o estudo da Mercer, quem trabalha na Índia tem direito a sair de férias depois de 240 dias trabalhados segundo a seguinte equação: um dia descanso para cada 20 de trabalho. Dessa forma, após 240 dias de trabalho, o profissional tem direito a 12 dias de férias.
  • 15. Holanda

    15 /25(Mark Dadswell/Getty Images)

    Número de dias de férias oferecido: 25
    Número de férias tirados: 21
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 15% dos entrevistados preferem acumular dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 30 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Holanda tem direito a 4 semanas corridas de férias por ano - ou o equivalente a 20 dias de trabalho. O estudo do Expedia, por outro lado, se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 16. Reino Unido

    16 /25(Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 25*
    Número de férias tirados: 25
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 18% prefere acumular este dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 38

    * Por lei, segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, o Reino Unido oferece 28 dias de férias. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 17. Suécia

    17 /25(Getty Images)

    Número de dias de férias oferecido: 25*
    Número de férias tirados: 25
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 33% preferem acumular os dias de férias para viagens no futuro
    Horas de trabalho por semana: 40 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Suécia tem direito ao equivalente a 25 dias de trabalho de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 18. Noruega

    18 /25(Wikimedia Commons / Kjwathne)

    Número de dias de férias oferecido: 25*
    Número de férias tirados: 25
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 30% preferem acumular os dias de férias para viagens no futuro
    Horas de trabalho por semana: 38 * Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Suécia tem direito ao equivalente a 25 dias de trabalho de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 19. Itália

    19 /25(AFP)

    Número de dias de férias oferecidos: 28*
    Número de dias de férias tirados: 20
    Principal razão para tirar menos dias de férias: para 22% é difícil conciliar os dias de férias com os de familiares
    Horas de trabalho por semana: 40 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Itália tem direito a 4 semanas de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 20. Dinamarca

    20 /25(Wikimedia Commons)

    Número de dias de férias oferecidos: 30*
    Número de férias tirados: 25
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 26% dos entrevistados vendem alguns dias das férias
    Horas de trabalho por semana: 37 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Dinamarca tem direito ao equivalente a 25 dias de trabalho de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 21. Espanha

    21 /25(Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 30*
    Número de férias tirados: 26
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 27% dos entrevistados prefere vender os dias de férias
    Horas de trabalho por semana: 40 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Espanha tem direito 30 dias no calendário de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 22. Alemanha

    22 /25(Getty Images)

    Número de dias de férias oferecidos: 30*
    Número de férias tirados: 29
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 16% dos entrevistados preferem acumular este dias para viagens futuras
    Horas de trabalho por semana: 40 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na Alemanha tem direito ao equivalente a 20 dias de trabalho de férias por ano. Para jovens profissionais, o número pode chegar a 30. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 23. Brasil

    23 /25(Paulo Fridman/Bloomberg)

    Número de dias de férias oferecidos: 30*
    Número de férias tirados: 30
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 30% dos brasileiros vendem alguns dias das férias
    Horas de trabalho por semana: 40 * Segundo estudo da Mercer, no Brasil, as férias são o equivalente a 30 dias do calendário.
  • 24. França

    24 /25(Franck Fife/AFP)

    Número de dias de férias oferecidos: 30*
    Número de férias tirados: 30
    Principal razão para tirar menos dias de férias: 17% prefere vender alguns dias das férias
    Horas de trabalho por semana: 35 *  Segundo estudo do Center for Economic and Policy Research, quem trabalha na França tem direito ao equivalente a 30 dias de trabalho de férias por ano. O estudo do Expedia se baseia nas informações prestadas pelos participantes da pesquisa e o que eles vivenciam na prática.
  • 25. Agora, uma seleção de dicas para os dias de trabalho

    25 /25(Creative Commons/Flickr/ Lars Plougman)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamento

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Economia

    Mais na Exame