Economia

Oposição impõe condições para ratificar pacto fiscal de Merkel

A concretização do pacto depende de uma maioria de dois terços no Parlamento

Para conseguir uma maioria constitucional de dois terços nas duas câmaras, Merkel depende do apoio da oposição (Sean Gallup/Getty Images)

Para conseguir uma maioria constitucional de dois terços nas duas câmaras, Merkel depende do apoio da oposição (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2012 às 14h07.

Berlim - Os principais grupos de oposição alemães, o Partido Social-Democrata (SPD) e Os Verdes, impuseram algumas condições à chanceler Angela Merkel para assegurar a ratificação do pacto fiscal, já que sua concretização depende de uma maioria de dois terços no Parlamento.

O presidente do grupo parlamentar social-democrata SPD, Frank-Walter Steinmeier, pediu para Merkel iniciar um diálogo imediatamente e advertiu que a ratificação do pacto fiscal não pode ser dada como segura.

Steinmeier exige que Merkel apresente um cronograma preciso para o processo de ratificação e que também precise o volume de capital que terá o Mecanismo Europeu de Estabilização (MEDE).

Já o líder dos Verdes no Parlamento, Jürgen Trittin, disse que a ratificação deve ser acompanhada de um imposto às transações financeiras em toda a eurozona.

Para conseguir uma maioria constitucional de dois terços nas duas câmaras, exigidas por se tratar de uma lei que cede soberanias à União Europeia, Merkel depende do apoio da oposição.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaOposição políticaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE