Economia

Operação Bico Doce combate fraudes no FGTS

Por Solange Spigliatti São Paulo - A Polícia Federal está cumprindo na manhã de hoje cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), como parte da Operação Bico Doce, de combate a fraudes no recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do seguro desemprego e do Programa de Integração Social […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Solange Spigliatti

São Paulo - A Polícia Federal está cumprindo na manhã de hoje cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), como parte da Operação Bico Doce, de combate a fraudes no recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do seguro desemprego e do Programa de Integração Social (PIS).

As investigações, que tiveram início no começo de 2009, buscaram identificar a quadrilha e seus métodos de atuação. De acordo com a Polícia Federal, os fraudadores montavam empresas fictícias, com contratos de trabalho falsos de diversas pessoas. Com eles, a quadrilha solicitava benefícios sociais.

Em empresas existentes, os bandidos criavam contratos de trabalhos falsos com o mesmo objetivo. Além disso, falsificavam documentos de pessoas existentes, utilizando fotografias de fraudadores para o recebimento de benefícios.

A quadrilha também criava contas bancárias com documentos falsos e forjava Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCTs) e guias de seguro desemprego para o recebimento de benefícios. O esquema, segundo a Polícia Federal, contava com contadores, proprietários de empresas, "laranjas" e pessoas aliciadas para o recebimento do dinheiro e a divisão de lucros.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo aumenta estimativa e deve prever salário mínimo de R$ 1.509 em 2025

Secretário executivo da Fazenda diz que arcabouço fiscal será mantido até 2026 ‘custe o que custar’

Em recado claro, membros do Copom afirmam que podem subir os juros para conter a inflação

Mais na Exame