Economia

ONU premia iniciativas brasileiras em serviços públicos

''Chapéu de Palha Mulher'' é um dos projetos premiados, seu objetivo é amparar famílias dos trabalhadores da cana de açúcar e estende o benefício às mulheres

"Chapéu de Palha Mulher" levou um dos primeiros prêmios na cerimônia (Nelson Almeida/AFP)

"Chapéu de Palha Mulher" levou um dos primeiros prêmios na cerimônia (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2012 às 20h28.

Nações Unidas - A ONU celebrou nesta segunda-feira o 12º Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA), que agraciaram duas iniciativas do Brasil entre outras de diversos países do mundo, por seu impacto positivo sobre a população.

Os dois primeiros prêmios na cerimônia foram para projetos pernambucanos. O primeiro, chamado ''Chapéu de Palha Mulher'' é uma iniciativa da Secretaria estadual da Mulher e tem o objetivo de amparar famílias dos trabalhadores da cana de açúcar e estende o benefício às mulheres.

Enquanto isso, o programa de seminários de participação cidadã ''Todos por Pernambuco'', envolve todo o estado na tentativa de ouvir as demandas da população antes do governo elaborar o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária estadual dos anos seguintes.

''Estes prêmios reforçam nossos compromissos com a inovação do serviço público e são uma oportunidade de compartilhar no exterior nossas experiências e boas práticas na tentativa de fazer mais com menos para as pessoas mais necessitadas'', disse à agência Efe o governador do estado, Eduardo Campos, quem recebeu os prêmios.

Para Campos, estes prêmios demonstram esforço realizado pelo Brasil para melhorar a gestão pública, além das práticas e ideias defendidas no estado de Pernambuco.


Na cerimônia na Assembleia Geral da ONU, o México foi a nação latino-americana mais premiada, no dia em que se comemora o Dia do Serviço Público (23 de junho).

Na categoria de combate da corrupção nos serviços públicos, os projetos premiados foram a criação de uma unidade que controla e audita o trabalho público, e o Sistema Nacional de Contratações Públicas, que derrubou regulações.

Além disso, foram agraciados um programa de apoio às mães em creches em todo o país e um projeto de Inclusão Financeira.

Já o programa ''Farmácias do Povo'' da República Dominicana ficou na primeira posição na categoria ''Melhorando a prestação de serviços públicos'', por oferecer serviços de saúde e remédios aos grupos mais necessitados.

Acompanhe tudo sobre:Gestão públicaONUPernambuco

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor