Economia

ONU debaterá especulação financeira nesta quarta-feira

O objetivo da discussão é chegar um consenso mundial que permita reduzir a excessiva volatilidade dos preços dos alimentos e a especulação nos mercados de matérias-primas

O encontro é consequencia de uma proposta do presidente da República Dominicana que se refere ao direito que todas as pessoas têm a um nível de vida adequado (Wikimedia Commons)

O encontro é consequencia de uma proposta do presidente da República Dominicana que se refere ao direito que todas as pessoas têm a um nível de vida adequado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 15h44.

Nações Unidas - A Assembleia Geral da ONU realizará nesta quarta-feira um debate sobre a especulação financeira e a volatilidade dos preços dos alimentos e produtos básicos, informou nesta segunda-feira o organismo internacional.

Os presentes debaterão o papel da ONU na coordenação de respostas a estes fenômenos, que afetam a economia e o desenvolvimento dos países, principalmente dos mais pobres.

O objetivo da discussão é chegar um consenso mundial que permita reduzir a excessiva volatilidade dos preços dos alimentos e a especulação nos mercados de matérias-primas. A assembleia está sendo presidida até setembro pelo diploma catari Nasir Abdulaziz Al Nasser.

O encontro é consequencia de uma resolução proposta pelo presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, aprovada em dezembro pela Assembleia Geral da ONU, que se refere ao direito que todas as pessoas têm a um nível de vida adequado que assegure saúde e bem-estar, especialmente a alimentação.

Além de Fernández, participarão da reunião representantes de alguns dos 192 estados-membros, diretores de organismos internacionais e analistas independentes. 

Acompanhe tudo sobre:AlimentosONUPreçosTrigo

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação