ONS quer térmicas ligadas até chegada do El Niño

Mês de agosto ou setembro é apontado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico como período para o qual é esperada a chegada do fenômeno climático El Niño

Rio - As usinas térmicas que possuem o megawatt-hora mais caro não serão desligadas antes de agosto ou setembro, ainda que a retração do preço da energia no mercado livre nos últimos dias seja um indicativo de que a situação nos reservatórios hidrelétricos já não é de tanta seca como há poucos meses.

O mês de agosto ou setembro é apontado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) como o período para o qual é esperada a chegada do fenômeno climático El Niño na região Sul do país.

Antes disso, mesmo que chova intensamente no Sudeste, a indicação do Operador na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico será para continuar com as térmicas ligadas.

Passado esse período do El Niño, contudo, algumas usinas poderão não mais serem acessadas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.