Economia

Oferta monetária subiu US$ 9 tri desde 2008, diz Dilma

A declaração foi dada durante o encerramento de um fórum empresarial antes da abertura da Sexta Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, na Colômbia

Dilma afirmou ainda que o excesso de gastos e as políticas monetárias acomodatícias no mundo desenvolvido são a causa do atual "tsunami financeiro" (Adalberto Roque/AFP)

Dilma afirmou ainda que o excesso de gastos e as políticas monetárias acomodatícias no mundo desenvolvido são a causa do atual "tsunami financeiro" (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2012 às 17h17.

Cartagena - A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado que, desde 2008, a impressão excessiva de dinheiro nos países desenvolvidos já aumentou a oferta monetária no mundo em mais de US$ 9 trilhões.

A declaração foi dada durante o encerramento de um fórum empresarial antes da abertura da Sexta Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias (Colômbia). Dilma afirmou ainda que o excesso de gastos e as políticas monetárias acomodatícias no mundo desenvolvido são a causa do atual "tsunami financeiro".

A presidente brasileira comentou que os países menos desenvolvidos, como aqueles da América Latina, precisam se "defender" fortemente contra essas políticas dos países ricos, em vez de simplesmente "se proteger". Segundo ela, os países da região devem buscar parcerias com base na igualdade, e sem protecionismo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno Dilma

Mais de Economia

Desemprego no Brasil sobe para 6,1% em março, maior taxa desde maio de 2025

Mesmo com novo corte da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 2ª vez e taxa de juros no Brasil cai para 14,50%

Mercado espera corte de 0,25 da Selic e sinalização cautelosa do Copom