Economia

O BC, os títulos públicos e a velhinha de Taubaté

Warren Buffett, o mais rico investidor americano, foi o maior divulgador da teoria do "Sr. Mercado." Se você não conhece, explico. O Sr. Mercado é um ativo investidor em ações, dólar, títulos públicos, commodities, no que for. Ele, por coincidência, senta-se na mesa ao lado da sua no escritório. Todos os dias ele se oferece […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

Warren Buffett, o mais rico investidor americano, foi o maior divulgador da teoria do "Sr. Mercado." Se você não conhece, explico.

O Sr. Mercado é um ativo investidor em ações, dólar, títulos públicos, commodities, no que for. Ele, por coincidência, senta-se na mesa ao lado da sua no escritório.

Todos os dias ele se oferece para comprar e vender. No entanto, tem um estado de espírito muito variável. Há momentos em que é absurdamente otimista. Acha que a economia está ótima, que tudo vai às mil maravilhas, e, portanto, que as ações vão subir, o dólar e os juros vão despencar. Por isso, ele vende dólar barato e compra ações caras, não importando muito o preço.

Há dias, porém, em que ele acorda de péssimo humor, deprimido e pessimista. Nesses momentos não adianta tentar animá-lo. Ele acha que tudo vai mal, que a economia não tem saída. Nessas horas, ele vende ações de excelentes empresas a preço de banana e compra dólares a três reais, pois acha que tudo vai estar muito pior daqui a alguns minutos.

Nos últimos dias, o Sr. Mercado tem prestado muita atenção aos títulos públicos, aqueles que são emitidos pelo governo brasileiro. Isso porque o Banco Central (BC) fez o que muitos executivos que administram dinheiro definem como uma barbeiragem.

No dia 29 de maio, o BC mudou -- sem combinar com ninguém antes -- a maneira de os bancos contabilizarem esses títulos nas carteiras de seus fundos. Por isso, o Sr. Mercado perdeu dinheiro em fundos que pensava ser seguros.

Isso não aconteceu só com ele, aconteceu com muitas outras pessoas. Aconteceu comigo, com você e com a velhinha de Taubaté, aquela que sempre acreditava no governo, lembra?

Isso deixou o Sr. Mercado -- que, aliás, senta-se na mesa ao lado da minha -- com muito medo de investir nos títulos públicos. Por isso, ele está sacando dinheiro desses papéis e comprando dólar, mesmo que outras pessoas digam-lhe que o dólar está caro.

Muita gente pensa como o Sr. Mercado, por isso o dólar está tão alto e sobe cada vez mais, mesmo sem motivo. E isso vai durar enquanto pessoas como o Sr. Mercado estiverem tão zangados com o BC. Por isso, tudo pode acontecer: o dólar pode subir mais, a bolsa pode voltar a cair, e os juros podem oscilar violentamente. Ou, por outro lado, pode ser que tudo passe e acabe tão subitamente como começou, porque é muito difícil prever para onde vai o humor do Sr. Mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros