Economia

Número de cheques devolvidos cai 7,5% em abril sobre março

O número de cheques sem fundo devolvidos em abril foi 7,5% menor que o de março. Segundo a Serasa, no mês passado, foram recusados 15,9 cheques para cada lote de mil; em março, a proporção foi de 17,2 por mil. No total, os bancos compensaram 171,5 milhões de cheques no mês passado, dos quais, 2,7 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h13.

O número de cheques sem fundo devolvidos em abril foi 7,5% menor que o de março. Segundo a Serasa, no mês passado, foram recusados 15,9 cheques para cada lote de mil; em março, a proporção foi de 17,2 por mil. No total, os bancos compensaram 171,5 milhões de cheques no mês passado, dos quais, 2,7 milhões não tinham fundo. Na comparação com abril de 2003, as devoluções caíram cerca de 2%, já que, naquele mês, a insuficiência de recursos atingiu 16,2 cheques a cada mil.

Conforme a empresa de análise de crédito, a redução do último mês reflete mudanças no perfil de endividamento dos emissores. Tanto empresas, quanto pessoas físicas, estão buscando empréstimos para cobrir suas despesas e complementar a renda das famílias. O destaque são as operações de crédito com desconto na folha de pagamento, cujas taxas de juros giram ao redor de 2% ao mês.

Recorde

Apesar da queda registrada em abril, o volume de devoluções acumulado no primeiro quadrimestre do ano cresceu 5,2% em relação ao mesmo período de 2003. Foram recusados 16,2 cheques a cada mil compensados, ante 15,4 por mil no ano passado. Conforme a Serasa, a proporção é recorde, desde que a empresa iniciou essa medição em 1991.

Além da deterioração do cenário econômico, os técnicos da Serasa afirmam que o primeiro semestre tem concentrado as maiores taxas de inadimplência desde 2002, devido ao alongamento dos prazos de vendas com cheques pré-datados praticados nas promoções de Natal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pobreza atingiu 52,9% da população argentina no primeiro semestre

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024

Petrobras reduz em 9,1% preço do querosene de aviação