Economia

Nível da produção cai para 41,2 pontos em dezembro, diz CNI

A CNI credita parte dessa queda a um efeito sazonal, devido ao período do fim de ano


	Por outro lado, a indústria brasileira conseguiu diminuir os estoques em dezembro
 (Aly Song/Reuters)

Por outro lado, a indústria brasileira conseguiu diminuir os estoques em dezembro (Aly Song/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - A produção industrial registrou forte recuo no mês de dezembro, segundo dados da Sondagem Industrial divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o documento, a atividade passou de 49,8 pontos em novembro para 41,2 pontos em dezembro, o pior resultado desde o início da série da pesquisa, iniciada em janeiro de 2010. Em dezembro de 2011, o indicador registrava 42,6 pontos.

A CNI credita parte dessa queda a um efeito sazonal, devido ao período do fim de ano. O indicador de utilização da capacidade instalada também recuou, para 70% em dezembro, ante 74% em novembro. Em dezembro de 2011, o indicador estava em 71%.

Por outro lado, a indústria brasileira conseguiu diminuir os estoques em dezembro. O indicador principal de estoques - que leva em conta o efetivo em relação ao planejado - ficou em 50,4 pontos, ante 49,5 pontos em novembro. Em dezembro de 2011, ele estava em 52,5 pontos. Segundo a CNI, o indicador confirma o fim do ajustamento de estoques de produtos finais.

Já o indicador "evolução de nível de estoques" ficou em 48,4 pontos em dezembro, ante 48,9 pontos em novembro. Em dezembro de 2011, ele estava em 49,8 pontos. Já em relação ao emprego na indústria, a CNI detectou um queda para 47,4 pontos em dezembro, ante 49,4 pontos em novembro. Em dezembro de 2011, o indicador estava em 46,8 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndústriaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Kinea: eleição só termina quando vencedor mostrar como pagará ajuste fiscal de 2% do PIB

Split payment adiado não é split payment esquecido: o que muda no caixa e nos sistemas das empresas

Governo lança novo Desenrola MEI e prorroga programas para renegociar dívidas; entenda como funciona

Desemprego cai a 5,3% no trimestre até agosto, com recorde de ocupação