Economia

Moscou: embargo contra verduras da UE não viola normas

Segundo representante russo na União Europeia, "é possível impor tais proibições no caso de ameaças para a saúde e a vida da população"

Devido ao surto causado pela bactéria E.coli, a Rússia proibiu a importação de hortaliças produzidas pelos países europeus (Natalia Kolesnikova/AFP)

Devido ao surto causado pela bactéria E.coli, a Rússia proibiu a importação de hortaliças produzidas pelos países europeus (Natalia Kolesnikova/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 12h44.

Priorizar nos meus resultados Google

Moscou - O representante russo na União Europeia (UE), Vladimir Shikhov, negou nesta segunda-feira que o embargo decretado pelo país contra as verduras europeias por causa da epidemia bacteriana viole as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Nas regras da OMC fala-se claramente e sem ambiguidade que é possível impor tais proibições no caso de ameaças para a saúde e a vida da população", disse, em vídeo-conferência de Bruxelas.

A Rússia proibiu na quinta-feira a importação de hortaliças produzidas por todos os países da UE devido ao surto infeccioso causado pela bactéria E.coli (Eceh), que já causou 22 mortes na Europa.

O representante da UE na Rússia, Fernando Valenzuela, considerou na sexta-feira que esta proibição russa violava as regras da OMC, organização que Moscou quer aderir este ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaDoençasUnião EuropeiaRússiaContaminação de alimentosInfecções bacterianas

Mais de Economia

Petrobras reajusta gasolina em R$ 0,19, mas alta é compensada por corte de impostos; entenda

Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2026 pela 2ª semana seguida

Split payment pode consumir até 10% da receita líquida mensal na indústria, diz estudo

PIB do Brasil cresce 0,5% no 2º trimestre de 2026, puxado pela agropecuária