Economia

Moeda de prata de 30 euros homenageará rei da Espanha

A ordem ministerial que regula a emissão das moedas autorizou a Real Casa da Moeda a emitir uma tiragem máxima de 2 milhões de moedas


	O rei da Espanha, Juan Carlos: a moeda comemorativa também reproduzirá o rosto atual do monarca
 (Allison Joyce/ Getty Images)

O rei da Espanha, Juan Carlos: a moeda comemorativa também reproduzirá o rosto atual do monarca (Allison Joyce/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 14h20.

Madri - A Fábrica Nacional de Moeda e Timbre da Espanha (FNMT) vai realizar uma emissão de moedas cunhadas em prata e com um valor de 30 euros para prestar uma homenagem ao 75º aniversário do rei Juan Carlos I, no próximo dia 5 de janeiro.

A moeda comemorativa também reproduzirá o rosto atual do monarca sob a escrita "Juan Carlos I Rei da Espanha 2013", enquanto o verso trará um escudo de armas da Casa do Rei e a expressão "75º aniversário de S.M. o Rei 2013".

Além disso, o verso destas moedas também terá uma "imagem latente quádrupla", que em função do ângulo de visão poderá exibir um M coroado, um número 75, uma flor de lis e uma coroa.

A ordem ministerial que regula a emissão das moedas autorizou a Real Casa da Moeda a emitir uma tiragem máxima de 2 milhões de moedas. A partir do dia 2 de janeiro, essas moedas já poderão ser reservadas nos bancos espanhóis.

Além da moeda para celebrar o aniversário de Juan Carlos I, a FNMT também prepara uma emissão de moedas de coleção com valores faciais de 50, 20, 10 e 5 euros, com emissões muito mais reduzidas.

No máximo, serão emitidas 5 mil moedas de 50 euros, 12 mil de 20 euros, 10 mil de dez euros e 7 mil de cinco euros. 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEspanhaEuropaMoedasPiigs

Mais de Economia

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação