Economia

Ministério da Justiça vai investigar Petrobras no DF

O órgão abriu processo para apurar o suposto favorecimento aos postos da rede Gasol pela BR Distribuidora

O ministério também recomendou que o Cade condene o cartel nos postos de combustíveis de Londrina (PR) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O ministério também recomendou que o Cade condene o cartel nos postos de combustíveis de Londrina (PR) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 13h53.

Brasília - A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça abriu processo contra a Petrobras Distribuidora S/A para apurar favorecimento aos postos da rede Gasol no Distrito Federal.

O despacho da SDE foi publicado hoje (11) no Diário Oficial da União. O procedimento conhecido como verticalização será devidamente apurado e encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com a secretaria, a prática é ilegal e desfavorece a competição.

A SDE publicou também uma recomendação para que o Cade condene o cartel nos postos de combustíveis de Londrina (PR). De acordo com relatório publicado hoje no Diário Oficial da União, houve prática lesiva aos consumidores entre os anos 2006 e 2007.

Os proprietários de postos da região poderão ser multados em até 30% do valor do faturamento de cada posto, além de perder a autorização de funcionamento. O processo foi instaurado em fevereiro do ano passado, a partir de denúncia encaminhada pelo Departamento de Polícia Civil do Paraná.

Nos últimos nove anos, o Cade condenou seis cartéis no mercado de revenda de combustíveis nas cidades de Florianópolis, Lages (SC), Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Recife.

Atualmente, 120 investigações estão em curso só no setor de combustíveis. De acordo com o Ministério da Justiça, o setor é recorde em número de denúncias recebidas pela Secretaria de Direito Econômico.

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaCadeCapitalização da Petrobrascidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoJustiçaPetrobrasPetróleo

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega