Economia

México renova aval para importar carne de frango brasileira

O México renovou até março de 2016 a habilitação de cinco estabelecimentos brasileiros que exportam frango


	Frangos embalados: segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil tem potencial de exportar 244 mil toneladas de carne de frango in natura para o México
 (Mychele Daniau/AFP)

Frangos embalados: segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil tem potencial de exportar 244 mil toneladas de carne de frango in natura para o México (Mychele Daniau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 22h26.

Brasília - O México renovou até março de 2016 a habilitação de cinco estabelecimentos brasileiros que exportam frango para aquele país, informou nesta quarta-feira o Ministério da Agricultura brasileiro, que também pediu o credenciamento de mais unidades.

A medida beneficiará dois frigoríficos da Seara Alimentos, sendo um em Forquilhinha (RS) e outro em Itapetininga (SP), além de um da JBS Aves, em Montenegro (RS). Os três pertencem à JBS Foods, da JBS.

As outras companhias beneficiadas são Macedo Agroindustrial, com uma unidade exportadora habilitada em São José (SC), e a cooperativa C. Vale, com um estabelecimento em Palotina (PR).

No ano passado, o volume de frango brasileiro importado pelo México foi de apenas 13 mil toneladas, movimentando 36 milhões de dólares ou 4,2 por cento do total gasto pelos mexicanos com a importação total de 706 mil toneladas do produto, segundo dados do governo brasileiro.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil tem potencial de exportar 244 mil toneladas de carne de frango in natura para o México, alcançando 315,7 milhões de dólares.

De olho nesse mercado, o Ministério da Agricultura afirmou ter pedido ao México que envie missão ao Brasil para habilitar novos estabelecimentos exportadores de carne de aves. O governo mexicano ainda não deu resposta.

Em nota, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, chamou a atenção para a extensão do aval para os cinco estabelecimentos que já exportam para o México ter sido feita sem a necessidade de visita prévia de inspeção ao Brasil.

"A renovação da habilitação demonstra a confiança no nosso sistema de defesa sanitária e reforça a qualidade dos nossos produtos", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIndústriaMéxicoMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame