Economia

México enviará missão ao Brasil para revisar acordo automotivo

De acordo com fonte diplomática, presidente Dilma tem intenção de ampliar os termos e exportar veículos pesados ao México

Presidente do México, Felipe Calderón  (Chip Somodevilla/Getty Images)

Presidente do México, Felipe Calderón (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2012 às 17h39.

Cidade do México - O México enviará na próxima semana uma missão ao Brasil para revisar os termos de um acordo de comércio bilateral livre de impostos em automóveis, disseram no sábado fontes diplomáticas mexicanas e da indústria local.

O governo brasileiro manifestou na sexta-feira sua intenção de revisar o pacto. O comércio de automóveis entre os dois países foi deficitária para o Brasil nos últimos anos.

Uma fonte diplomática disse que a presidente Dilma Rousseff falou com o presidente mexicano, Felipe Calderón, para manifestar-lhe a intenção de ampliar os termos do acordo para que o Brasil possa exportar ao México caminhões, ônibus e veículos comerciais leves.

"O acordo como está não pode continuar, é preciso renegociá-lo para que o Brasil possa introduzir veículos pesados", teria dito Dilma, segundo a fonte diplomática.

A autoridade disse que a missão, formada por funcionários e representantes da indústria automotiva local, seria liderada pela chanceler mexicana Patricia Espinosa.

O presidente da Associação Mexicana da Indústria Automotiva (AMIA), Felipe Solís, deve viajar na terça-feira ao Brasil e o início das reuniões está programado para quinta-feira.

O México é a terceira principal origem de veículos importados no Brasil, que tenta reequilibrar o comércio entre os dois países, enquanto prepara ajustes na política de incentivo à produção nacional de veículos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffMéxicoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Reforma Tributária será sancionada com vetos em cerimônia no Planalto nesta quinta

Haddad diz que vetos de Lula na regulamentação da Reforma Tributária serão 'questões técnicas'

Haddad: governo avalia processar criminalmente quem divulga fake news sobre o Pix

Governo vai reeditar portaria sobre prova de vida para evitar bloqueio de benefício do INSS