Economia

Mesmo com dólar subindo, cenário é arrefecimento da inflação

Diretor de Política Econômica do BCl citou o último Relatório Trimestral de Inflação onde, pelo cenário de mercado, o BC vê o IPCA perdendo força


	Carlos Hamilton: diretor repetiu que parte dos efeitos da elevação da Selic ainda está para aparecer nos preços
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Carlos Hamilton: diretor repetiu que parte dos efeitos da elevação da Selic ainda está para aparecer nos preços (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2014 às 12h22.

Rio de Janeiro - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse nesta quinta-feira que, mesmo com alguma alta do dólar sobre o real, o cenário é de recuo da inflação.

"Mesmo no cenário de mercado que contempla uma desvalorização do câmbio, nós antecipamos a inflação convergindo (para a meta)", afirmou o diretor a jornalistas, ao comentar o Boletim Regional.

Carlos Hamilton citou o último Relatório Trimestral de Inflação onde, pelo cenário de mercado, o BC vê o IPCA perdendo força. Neste caso, o dólar médio é esperado em 2,39 reais no final deste ano e 2,48 reais em 2015.

Nas últimas semanas, o dólar mostrou valorização no mercado brasileiro, aproximando-se de 2,30 reais e deixando para trás uma banda informal vista pelo mercado de 2,20 a 2,25 reais que prevaleceu desde abril passado, com alguns poucos períodos de exceção.

O diretor repetiu ainda que parte dos efeitos da elevação da Selic ainda está para aparecer nos preços e disse que, "se o ajuste monetário é satisfatório ou insuficiente para combater as pressões inflacionárias, é uma avaliação que o Copom vai fazer".

Em seguida, lembrou que no cenário do BC não é contemplada a redução do instrumento de política monetária.

Acompanhe tudo sobre:Preçoseconomia-brasileiraMercado financeiroEstatísticasIndicadores econômicosBanco CentralSelic

Mais de Economia

Em 1º turno, Câmara aprova PEC que estabelece gasto mínimo para assistência social

FGTS como garantia para crédito consignado deve sair em maio, diz Dataprev

Governo vai subir para 32% a proporção de etanol na gasolina no 1º semestre, diz Silveira

Governo publica decreto que zera alíquotas do PIS/Cofins para querosene de aviação