Economia

Merkel pode levantar questão sobre câmbio em viagem à China

Chanceler pode lembrar a questão sobre a flexibilização do iuame, segundo autoridade do governo

Angela Merkel, chanceler alemã, em Berlim (Tobias Schwarz/Reuters)

Angela Merkel, chanceler alemã, em Berlim (Tobias Schwarz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 10h42.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pode levantar a questão de flexibilização da taxa de câmbio do iuane quando visitar a China nesta semana, afirmou uma autoridade alemã nesta terça-feira.

"Nós não podemos excluir que a flexibilização da taxa de câmbio será discutida", afirmou a autoridade em entrevista antes de Merkel partir para a China na quarta-feira.

A autoridade, que solicitou anonimato, acrescentou que Merkel precisava convencer a China de que a zona do euro é um investimento seguro, depois que investidores chineses assumiram perdas durante a reestruturação da dívida grega.

Altas taxas de juros dos títulos italianos e espanhóis faz deles um investimento atrativo para os chineses, afirmou a autoridade.

A fabricante de aeronaves Airbus está "otimista" em relação a garantir acordos para vender aviões para a China durante a viagem. De acordo com Tom Enders, presidente-executivo do EADS, controladora da Airbus, deve se juntar à grande delegação empresarial acompanhando Merkel à China.

Na segunda-feira, fontes da indústria disseram que a Airbus esperava conseguir acordos para vender até 100 aviões A320 durante a viagem de Merkel.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosÁsiaCâmbioMoedasChinaAngela MerkelIuane

Mais de Economia

Com Reforma Tributária, 43% das empresas de mobilidade esperam reduzir custos

Balança Comercial do Brasil registra superávit de US$ 9,7 bilhões em junho

Produção industrial tem primeira queda de 2026 em maio

FMI deve revisar para cima previsão de crescimento do Brasil em 2026, diz Dario Durigan