Mercado revê para baixo PIB e IPCA
O mercado revisou para baixo sua projeção para o crescimento econômico e para a inflação do país em 2003, de acordo com a sondagem semanal (Focus) feita pelo Banco Central (BC). O resultado do levantamento, divulgado nesta segunda-feira (22/9) mostra um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) próximo da meta do governo, mas […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.
O mercado revisou para baixo sua projeção para o crescimento econômico e para a inflação do país em 2003, de acordo com a sondagem semanal (Focus) feita pelo Banco Central (BC). O resultado do levantamento, divulgado nesta segunda-feira (22/9) mostra um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) próximo da meta do governo, mas um Produto Interno Bruto (PIB) bastante fraco.
A mediana das estimativas das quase cem instituições financeiras que responderam à pesquisa para o PIB deste ano caiu de 0,94% para 0,83%, em relação à semana passada. É a sétima semana consecutiva de redução da expectativa e coloca o crescimento deste ano bem abaixo do registrado em 2002 (1,5%). Para o crescimento em 2004, as projeções foram mantidas em 3%.
O mercado voltou a reduzir o valor para o IPCA deste ano - o índice caiu de 9,61% para 9,59%. A meta do governo para este ano é de 8,5%.