Economia

Mercado reduz previsão de expansão do PIB para 2,01% em 2012

Mercado também prevê que o IPCA no final deste ano terá alta de 4,85% e a Selic encerrará o ano em 7,5%

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: PIB deve crescer 2,01%, segundo relatório Focus do Banco Central (Ueslei Marcelino/Reuters)

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: PIB deve crescer 2,01%, segundo relatório Focus do Banco Central (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 10h56.

BRASÍLIA - O mercado reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano, a 2,01 por cento, ante 2,05 por cento previstos na semana passada, de acordo com relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira. Foi a nona redução seguida do indicador.

Os analistas mantiveram a perspectiva para a Selic neste ano em 7,50 por cento, enquanto a previsão para a inflação foi reduzida. O mercado agora prevê que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final deste ano terá alta de 4,85 por cento, ante previsão de 4,93 na semana anterior.

A dificuldade da atividade econômica em deslanchar preocupa o governo e os mercados, e a desaceleração da inflação dá espaço para o Banco Central continuar reduzindo a Selic, já na mínima recorde de 8,50 por cento ao ano.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosMercado financeiroPIB

Mais de Economia

Governo estuda tributar rendimentos de fundos de investimento imobiliário

OPINIÃO | Os 30 anos do Plano Real e a estabilização da moeda

Boletim Focus: mercado eleva novamente projeções do IPCA de 2024 e 2025

Plano Real, 30 anos: Roberto Sallouti e novo desenvolvimento econômico com foco em produtividade

Mais na Exame