Exame Logo

Membros do acordo comercial TPP buscam avançar sem os EUA

Discussões sobre a divulgação de um comunicado reafirmando o acordo estão acontecendo durante a reunião Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

Donald Trump: Japão está liderando os países que ainda querem avançar com o acordo TPP (Kevin Lamarque/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 19 de maio de 2017 às 08h29.

Hanói / Tóquio - Os membros remanescentes do acordo de comércio Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) estão trabalhando em um comunicado para reafirmar seu compromisso apesar da saída dos Estados Unidos , disseram fontes próximas às discussões.

As discussões estão acontecendo durante a reunião Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, maior encontro de comércio desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subverteu a ordem mundial com sua política de "América Primeiro".

Veja também

Enquanto o representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer, terá reuniões bilaterais com países importantes, a China pressionará com o acordo de comércio asiático conforme se coloca como potência global do livre comércio.

Já o Japão está liderando os países que ainda querem avançar com o acordo TPP, bem mais abrangente mas que Trump descartou em um de seus primeiros atos no cargo e que não inclui a China.

Fontes próximas às discussões disseram que os chamados Estados do TPP-11 --os 11 membros restantes depois que os EUA saíram --planejam um comunicado para domingo que dirá que estão comprometidos em avançar com o TPP.

"Haverá dois pontos principais: 1. buscar a entrada em vigor do TPP-11, 2. Ter em mente um ambiente em que um país signatário pode voltar", disse uma fonte próxima das discussões.

O acordo deve entrar em vigor no próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame