Economia

Meirelles: economia está em fase de 'expansão vigorosa'

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, avaliou hoje que os números da evolução do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a atividade econômica registra crescimento vigoroso no Brasil. "Os dados de contas nacionais divulgados hoje pelo IBGE confirmam que, após breve processo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, avaliou hoje que os números da evolução do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a atividade econômica registra crescimento vigoroso no Brasil. "Os dados de contas nacionais divulgados hoje pelo IBGE confirmam que, após breve processo recessivo, a economia brasileira entrou em fase de expansão vigorosa, com aceleração na margem", cita Meirelles, em avaliação distribuída pela assessoria de imprensa da autoridade monetária. Para ele, o desempenho evidencia "a retomada da confiança nas perspectivas de nossa economia".

O presidente do BC cita ainda que, pelo lado da oferta, o crescimento da indústria foi o principal destaque do quarto trimestre de 2009. No período, o setor avançou 4% em comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano. A expansão foi bastante superior ao observado no segmento agropecuário, que teve variação neutra (zero), e no setor de serviços, que tem maior peso no PIB e aumentou 0,6% na mesma base de comparação.

Pelo lado da oferta, Meirelles chamou atenção para a expansão do investimento no período. Segundo os dados do IBGE, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve expansão de 6,6% no quarto trimestre de 2009, em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2008, o aumento foi de 3,6%.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoExecutivos brasileirosHenrique MeirellesIndicadores econômicosPersonalidadesPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor