Economia

Mantega teme prolongamento da crise e redução no crescimento

Ministro da Fazenda reclamou que países europeus demoraram para tomar decisões para resolver a situação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que vai falar no Senado sobre a crise (Diógenis Santos/AFP)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que vai falar no Senado sobre a crise (Diógenis Santos/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2011 às 17h07.

Brasília – O governo federal trabalha com o cenário de uma crise econômica mundial de longa duração por conta da demora dos países da União Europeia adotarem as medidas necessárias para resolver seus problemas internos. Segundo o presidente da Comisssão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), o relato foi feito hoje (16) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em uma rápida conversa telefônica.

Na conversa, ele confirmou presença no Senado, na próxima terça-feira (23), quando a CAE abre um ciclo de debates sobre a crise econômica internacional. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, também participará dos debates.

De acordo com Delcídio Amaral, o ministro disse que a crise deverá ter “um fôlego grande”, uma vez que países europeus “adiam decisões duras que têm de ser tomadas e a situação se complica com o prolongamento da crise e uma redução no crescimento mundial”. O senador acrescentou que o baixo crescimento econômico da Europa poderá afetar os demais países.

Diante desse cenário, o presidente da CAE considera fundamental a adoção de medidas para tentar conter os efeitos da crise sobre a economia nacional, observação que também será feita por Mantega aos senadores. Uma das preocupações de Delcídio é a sobrevalorização do real frente o dólar.

Ele acrescentou que o panorama econômico deve complicar-se ainda mais com as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2012. Para ele, a tendência é que o presidente e candidato à reeleição, Barack Obama, adote medidas restritivas às importações e de fortalecimento da economia interna.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrise econômicaCrises em empresasDesenvolvimento econômicoGuido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega